Planejamento



Curso de Tecnologia em Design Gráfico – DADIN/UTFPR
Disciplina de Representação Gráfica – Turma N31/Prof. Luciano Silva
Planejamento do 2º semestre/2012

Objetivo da disciplina

Desenvolver a capacidade do traçado à mão livre de maneira que o aluno tenha noções básicas de perspectiva, proporção e forma para elaboração de projetos em design gráfico.

Metodologia
Acompanhamento e apoio teórico digital: reforço teórico com material fornecido pelo blog da disciplina e divulgação dos exercícios dados, textos teóricos de apoio, avaliações e detalhes das aulas.
Aulas teórico-práticas: as aulas serão teórico-práticas, iniciadas com a explanação teórica sobre conceituação do conteúdo e seguidas da proposta de exercício prático a ser realizado até o fim de cada tópico de conteúdo.
Exercícios práticos: recomenda-se que os exercícios práticos sejam realizados inicialmente em sala de aula com a orientação do professor.
Pesquisa de informações: orienta-se que semanalmente se façam buscas de informações gráficas no meio digital, para uso em sala de aula, tais como fotografias, grafites, murais, histórias em quadrinhos entre outros.
Avaliação fundamentada na aplicação teórica em exercícios práticos: as avaliações levam em conta o desenvolvimento de trabalhos práticos e a participação em sala de aula.

Programa semestral
A distribuição dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação a eventuais imprevistos.


Data
Conteúdo
Aulas
_
05/12
Apresentação da disciplina: metodologia, conteúdo, forma de avaliação, listagem de materiais.
05
01
12/12
Técnicas de utilização de materiais: principais técnicas de representação; características e propriedades dos materiais expressivos. 
APS1 – Pesquisa iconográfica: formas de objetos opacos, brilhantes e transparentes.
05
02
19/12
Desenho de observação: princípios do desenho de observação, desenho estrutural, forma e estrutura dos objetos, proporção e perspectiva dos componentes estruturais.
05
02
06/02
Desenho de observação: princípios do desenho de observação, representação de luz, sombras, tonalidade; exercícios de composições com objetos.
05
03
20/02
Desenvolvimento de superfícies: representação de transparência, reflexo e propriedades do material; exercícios de composições com objetos.
APS2 – Pesquisa iconográfica: padrões têxteis, texturas naturais e artificiais.
05
03
27/02
Desenvolvimento de superfícies: representação de padrões e texturas; criação e seleção de padrões; criação de ilustração para narrativa.
APS3 – Pesquisa iconográfica: marcas, capas, cartazes e arte urbana.
05
04
06/03
Tipologia e caligrafia: identificação e representação tipológica e caligrafia, exercícios de caligrafia.
05
04
13/03
Tipologia e caligrafia: aplicação de tipologia e caligrafia, criação e estruturação de cartaz.
APS4– Pesquisa iconográfica: ambientes cenográficos, interiores e paisagens.
05
05
20/03
Noções de perspectiva cônica: desenho de observação, noções de perspectiva de ponto central, dois e três pontos de fuga, exercícios de identificação de pontos e reprodução de perspectiva.
05
05
27/03
Noções de perspectiva cônica: aplicação de perspectiva cônica em criação de ambiente cenográfico.
APS5 – Pesquisa iconográfica: retrato, anatomia facial e caricatura.
05
06
03/04
Escala e proporção: noções de proporção gráfica, elementos em escala, proporção entre elementos da figura humana, cabeça e retrato, estudos com proporção facial e expressões.
05
06
10/04
Escala e proporção: modificação de proporção, distorções em elementos da face humana, princípios da caricatura, desenho de caricatura.
APS6 – Pesquisa iconográfica: storyboards e histórias em quadrinhos.
05
07
17/04
Desenvolvimento seqüencial: elementos, noções de tempo e espaço gráfico, elementos de desenho em narrativa sequencial, estudos de tiras cômicas.
05
07
24/04
Desenvolvimento seqüencial: desenvolvimento da narrativa seqüencial dos quadrinho, criação de página.
05
_
08/05
Avaliação final: prazo limite para resolução e entrega de trabalhos e avaliações semestrais.
05
_
15/05
Encerramento de prazos: entrega de eventuais trabalhos extras ou atividades de reforço solicitadas pelo professor; divulgação de resultados finais da disciplina.
05
Nº de aulas previstas
80


 Avaliações
Datas de avaliação: avaliações serão feitas após a entrega de trabalhos na data estipulada para término de cada tópico de conteúdos dados.
Entrega e recuperação de trabalhos: Os trabalhos entregues dentro dos prazos parciais poderão ser refeitos e reavaliados até o final da disciplina. Trabalhos não entregues nos prazos parciais poderão ser entregues dentro do prazo final, mas não terão direito a recuperação. Não serão aceitas entregas de trabalho fora dos prazos previstos (salvo nos casos devidamente justificáveis).
Critérios de avaliação: Para critério geral de avaliação dos trabalhos (salvo propostas específicas) utilizaremos a somatória dos valores dos seguintes itens, num total de 10,0 pontos: aplicação da técnica proposta (2,5 ptos); adequação ao conteúdo avaliado (2,5 ptos); nível de criatividade (2,5 ptos); apresentação clareza e organização do trabalho (2,5 ptos).
Aprovação na disciplina: A média para aprovação final na disciplina deverá ser igual ou maior que 6,0 e será calculada pela média do número total de trabalhos propostos até o fim do semestre.


Lista de materiais


Instrumentos de desenho: 
jogo de esquadros, compasso, régua, escala.


Lapiseiras, canetas, pincéis: 
lapiseiras 0,3/0,5/0,7 mm, canetas nanquim descartáveis 0,4/0,6/0,8 mm, caneta pincel com ponta estreita, pincéis redondos nº 8/nº12, pincéis planos nº 8/nº12, lápis grafite macio 8b, lápis “grafitão” macio 8b, caixa lápis de cor aquarelado 12 cores.


Tintas: 
nanquim,  ecoline vermelho, amarelo, azul.


Papéis: 
24 fls sulfurizê (A3-overlay/60g), 12 fls sulfurizê (A2-overlay/60g), 24 fls cartolina duplex (A3), 12 fls cartolina duplex (A2), 1 bloco sulfite (A3/120g), 12 fls colorplus (A3/120g) de cores variadas.


Material de consumo: 
estilete, tesoura, fita adesiva, cola de bastão, cola branca, borracha macia, bisnaga com álcool gel, flanela, escova tipo “bigode”, pasta para A2, 12 ref. plásticos A3, 6 ref. plásticos A2.


Bibliografia
Bibliografia básica:
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.
DOCZI, György. O poder dos limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.
MAYER, Ralph. Manual do Artista , de Técnicas e Materiais. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PARRAMON. Fundamentos do Desenho Artístico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Bibliografia complementar:
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GOMBRICH, Ernst H. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
HOGARTH, Burne. Desenho Anatômico sem Dificuldade. São Paulo: Taschen, 1998.





2 comentários:

  1. Olá Luciano, estou orçando os materiais da lista, e, como noob que sou, o pincel plano é o mesmo que o chato? No caso da Ecoline, pode ser variaçõess de cor (como deep yellow/amarelo, blue sky/azul e scarlet/vermelho) ou precisam ser colorações primárias mesmo?

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    1. Oi Guilherme
      Não são a mesma coisa. O pincel chato ou plano serve para tintas mais empastadas enquanto o pincel arredondado é mais útil para tintas líquidas. No caso da ecoline pode ser as variações das primarias e a vantagem é que com as primárias você obtem as outras.

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