Curso de
Tecnologia em Design Gráfico – DADIN/UTFPR
Disciplina
de Representação Gráfica – Turma N31/Prof. Luciano Silva
Planejamento
do 2º semestre/2012
Objetivo da disciplina
Desenvolver a capacidade do traçado à mão livre de maneira que o aluno tenha noções básicas de perspectiva, proporção e forma para elaboração de projetos em design gráfico.
Metodologia
Acompanhamento e apoio teórico digital: reforço teórico com material fornecido pelo blog da disciplina e
divulgação dos exercícios dados, textos teóricos de apoio, avaliações e
detalhes das aulas.
Aulas teórico-práticas: as aulas serão teórico-práticas,
iniciadas com a explanação teórica sobre conceituação do conteúdo e seguidas da proposta de exercício prático a ser
realizado até o fim de cada tópico de conteúdo.
Exercícios práticos: recomenda-se que os exercícios
práticos sejam realizados inicialmente em sala de aula com a orientação do professor.
Pesquisa de informações: orienta-se que semanalmente se façam buscas de informações gráficas no meio digital, para uso em sala
de aula, tais como fotografias, grafites, murais, histórias em quadrinhos entre
outros.
Avaliação fundamentada na aplicação teórica em
exercícios práticos: as avaliações levam em conta o desenvolvimento de
trabalhos práticos e a
participação em sala de aula.
Programa semestral
A distribuição
dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação
a eventuais imprevistos.
Data
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Conteúdo
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Aulas
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05/12
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Apresentação da
disciplina: metodologia, conteúdo, forma de avaliação,
listagem de materiais.
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05
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01
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12/12
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Técnicas de utilização de
materiais: principais técnicas de representação;
características e propriedades dos materiais expressivos.
APS1 – Pesquisa iconográfica: formas de objetos opacos, brilhantes e
transparentes.
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05
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02
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19/12
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Desenho de observação: princípios do desenho de
observação, desenho estrutural, forma e estrutura dos objetos, proporção e
perspectiva dos componentes estruturais.
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05
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02
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06/02
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Desenho de
observação: princípios do desenho de observação,
representação de luz, sombras, tonalidade; exercícios de composições com
objetos.
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05
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03
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20/02
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Desenvolvimento de
superfícies: representação de transparência, reflexo e
propriedades do material; exercícios de composições com objetos.
APS2 – Pesquisa iconográfica: padrões têxteis, texturas naturais e
artificiais.
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05
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03
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27/02
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Desenvolvimento de
superfícies: representação de padrões e texturas; criação e
seleção de padrões; criação de ilustração para narrativa.
APS3 – Pesquisa iconográfica: marcas, capas, cartazes e arte urbana.
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05
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04
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06/03
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Tipologia e
caligrafia: identificação e representação tipológica e
caligrafia, exercícios de caligrafia.
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05
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04
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13/03
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Tipologia e
caligrafia: aplicação de tipologia e
caligrafia, criação e estruturação de cartaz.
APS4– Pesquisa iconográfica: ambientes cenográficos, interiores e
paisagens.
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05
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05
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20/03
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Noções de perspectiva
cônica: desenho de observação, noções de perspectiva de
ponto central, dois e três pontos de fuga, exercícios de identificação de
pontos e reprodução de perspectiva.
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05
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05
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27/03
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Noções de perspectiva
cônica: aplicação de perspectiva cônica em criação de
ambiente cenográfico.
APS5 – Pesquisa iconográfica: retrato, anatomia facial e caricatura.
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05
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06
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03/04
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Escala e proporção: noções de proporção
gráfica, elementos em escala, proporção entre elementos da figura humana,
cabeça e retrato, estudos com proporção facial e expressões.
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05
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06
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10/04
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Escala e proporção: modificação de
proporção, distorções em elementos da face humana, princípios da caricatura, desenho
de caricatura.
APS6 – Pesquisa iconográfica: storyboards e histórias em quadrinhos.
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05
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07
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17/04
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Desenvolvimento
seqüencial: elementos, noções de tempo e espaço
gráfico, elementos de desenho em narrativa sequencial, estudos de tiras
cômicas.
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05
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07
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24/04
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Desenvolvimento seqüencial: desenvolvimento da
narrativa seqüencial dos quadrinho, criação de página.
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05
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08/05
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Avaliação final: prazo limite para
resolução e entrega de trabalhos e avaliações semestrais.
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05
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15/05
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Encerramento de prazos: entrega de eventuais
trabalhos extras ou atividades de reforço solicitadas pelo
professor; divulgação de resultados finais da disciplina.
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05
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Nº de aulas previstas
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80
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Avaliações
Datas de avaliação: avaliações serão
feitas após a entrega de trabalhos na
data estipulada para término de cada tópico de conteúdos dados.
Entrega e recuperação de trabalhos: Os trabalhos entregues dentro dos prazos parciais poderão ser refeitos e reavaliados até o final da disciplina. Trabalhos
não entregues nos prazos parciais poderão
ser entregues dentro do prazo
final, mas não terão
direito a recuperação. Não
serão aceitas entregas de trabalho fora dos prazos previstos (salvo nos casos devidamente
justificáveis).
Critérios de avaliação: Para critério geral de avaliação dos trabalhos (salvo propostas
específicas) utilizaremos a somatória dos valores dos seguintes itens, num
total de 10,0 pontos: aplicação da técnica proposta
(2,5 ptos); adequação ao conteúdo avaliado
(2,5 ptos); nível de criatividade (2,5
ptos); apresentação clareza
e organização do trabalho (2,5 ptos).
Aprovação na disciplina: A média para aprovação
final na disciplina deverá ser igual ou maior que 6,0 e será calculada pela média do número total de trabalhos propostos
até o fim do semestre.
Lista de materiais
Instrumentos de desenho:
jogo de esquadros,
compasso, régua, escala.
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Lapiseiras, canetas,
pincéis:
lapiseiras 0,3/0,5/0,7 mm,
canetas nanquim descartáveis 0,4/0,6/0,8 mm, caneta pincel com ponta
estreita, pincéis redondos nº 8/nº12, pincéis planos nº 8/nº12, lápis grafite
macio 8b, lápis “grafitão” macio 8b, caixa lápis de cor aquarelado 12 cores.
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Tintas:
nanquim, ecoline vermelho, amarelo,
azul.
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Papéis:
24
fls sulfurizê (A3-overlay/60g),
12 fls sulfurizê (A2-overlay/60g), 24 fls cartolina duplex (A3), 12 fls
cartolina duplex (A2), 1 bloco sulfite (A3/120g), 12 fls colorplus (A3/120g)
de cores variadas.
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Material de consumo:
estilete, tesoura, fita
adesiva, cola de bastão, cola branca, borracha macia, bisnaga com álcool gel,
flanela, escova tipo “bigode”, pasta para A2, 12 ref. plásticos A3, 6 ref.
plásticos A2.
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Bibliografia
Bibliografia
básica:
ARNHEIM,
Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da
visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.
DOCZI,
György. O poder dos limites: harmonias e proporções
na natureza, arte e arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.
MAYER,
Ralph. Manual do Artista , de Técnicas e Materiais. São Paulo:
Martins Fontes, 1996.
PARRAMON. Fundamentos
do Desenho Artístico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Bibliografia
complementar:
ARNHEIM,
Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da
visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.
DONDIS,
Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins
Fontes, 2007.
GOMBRICH,
Ernst H. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação
pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
HOGARTH,
Burne. Desenho Anatômico sem Dificuldade. São Paulo: Taschen,
1998.
Olá Luciano, estou orçando os materiais da lista, e, como noob que sou, o pincel plano é o mesmo que o chato? No caso da Ecoline, pode ser variaçõess de cor (como deep yellow/amarelo, blue sky/azul e scarlet/vermelho) ou precisam ser colorações primárias mesmo?
ResponderExcluirOi Guilherme
ExcluirNão são a mesma coisa. O pincel chato ou plano serve para tintas mais empastadas enquanto o pincel arredondado é mais útil para tintas líquidas. No caso da ecoline pode ser as variações das primarias e a vantagem é que com as primárias você obtem as outras.