quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AULA 02 - Técnicas e materiais

TÉCNICAS DE TONALIDADE COM GRAFITE

Existe um número enorme de variações e mesclas entre técnicas para a obtenção de tonalidades e sombra com grafite. Listamos aqui algumas das principais técnicas utilizadas:

Sombreado

Usando o lápis lateralmente é possível de se obter uma cobertura mais ampla e uniforme em forma de sombreado. Com o cotovelo apoiado sobre a prancheta é possível executá-lo com o movimento de mão e do pulso. Quanto mais rugoso o papel mais intervalos em branco aparecerão, num papel mais macio a tonalidade será mais uniforme.


Esfumaçado

Esfregar em movimentos circulares o tracejado ou o sombreado com um esfuminho, algodão ou borracha suaviza o conjunto, preenchendo os espaços em branco no papel rugoso. Deve-se tomar cuidado com a uniformidade, uma vez que a pressão aplicada para o esfumado nem sempre será constante.



Tracejado simples

Traçam-se linhas rápidas com espaçamentos menores ou maiores utilizando pressão variada de acordo com a intensidade da tonalidade que se deseja produzir. Processo básico de texturização da tonalidade que adquire maior efeito conforme a composição do papel.
Tracejado cruzado
 
Usa-se o lápis com menos inclinação e traçando-se linhas consecutivas, em seguida cruzam-se linhas em outra direção. Séries adicionais de linhas acentuam a tonalidade de uma determinada área. Produz uma cobertura com menos uniformidade, porém com um maior grafismo.



TÉCNICAS COM NANQUIM

As técnicas secas para texturas com nanquim são bem semelhantes ás técnicas de textura com grafite, enquanto as úmidas se assemelham aos métodos usados para a pintura em aquarela, sendo estas:


Técnicas de texturas a nanquim

As texturas a nanquim podem ser produzidas por caneta, bico de pena ou pincel. Possuem inúmeras formas, mas em geral são mais utilizadas as texturas lineares, tracejados cruzados ou pontilhismo. As texturas dão aspecto mais gráfico aos desenhos do que os sombreados.


Técnicas de pincelada a nanquim

As técnicas com pincel e nanquim podem ser molhadas ou a seco. As pinceladas molhadas produzem o efeito chapado com nanquim puro, ao se preencher áreas extensas de preto, enquanto a mistura de água permite manchas aquareladas simulando volume na técnica de aguada. Ao aplicar a técnica de pincel seco, a mancha desaparece dando lugar aos traços bem definidos e texturizados com a forma do pincel.


TÉCNICAS DE PINTURA COM LÁPIS DE COR

As técnicas de pintura com lápis de cor seguem basicamente os métodos empregados com lápis e grafite, porém com diferenciações necessárias para o aproveitamento das misturas de cores.

Sombreado

Da mesma forma que o grafite pode-se sombrear com cor utilizando-se o lápis lateralmente, produzindo não só maiores áreas de cobertura como também um efeito de graduação conforme pressão e as camadas.


Tracejado simples


Linhas rápidas, regulares com diferentes espaçamentos. Esta técnica pode ser utilizada para a mistura de pastel seco, fazendo pouca pressão com o lápis e aproximando mais as linhas entre si.
Tracejado cruzado

Linhas tracejadas sobrepostas em diferentes direções, mesclando cores e criando efeitos óticos. Pode-se utilizar uma ou várias cores para criar efeitos de textura e de cor.

Tracejado circular

Sobreposição de traços circulares em opção ao traço cruzado. Possui efeitos de mescla de cor, porém dando mais ênfase aos efeitos de textura.


Marcas direcionadas


Traços curtos seguindo uma direção específica podem imitar texturas naturais como fogo, cabelo ou relva. O efeito pode ser obtido por utilização de duas ou mais cores densamente sobrepostas.


Marcas de incisão

Sobrepondo duas cores e, depois, fazendo ligeiras incisões para deixar a cor inferior à vista ou fazendo incisões no papel antes da aplicação com o lápis de cor de forma a ficarem linhas à mostra da cor da superfície do papel.

Brunidura

São camadas de cores sobrepostas aplicadas densamente e com pressão a fim de encher a textura do papel e produzir uma superfície de aspecto sedoso.


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